ECONOMIA E MERCADOS


É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos.

O texto acima é descritivo:


Do setor secundário.


Apenas da atividade industrial.


Do setor primário.


Apenas da atividade agrícola.


Do setor terciário.

Entre as afirmações abaixo, indique aquelas que são falsas(F) e as que são verdadeiras(V)

( ) Bem público refere-se ao conjunto de bens gerais fornecidos pelo setor público: educação, justiça, segurança etc.São bens de consumo coletivo, que se caracterizam pela impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo, uma vez delimitado o volume disponibilizado para a coletividade

(  ) Bem inferior é um tipo de bem em que a quantidade demandada varia diretamente com o nível de renda do consumidor, coeteris paribus

( ) Bem normal é um tipo de bem em que a quantidade demandada varia inversamente com o nível de renda do consumidor, coeteris paribus

( ) Bens complementares são bens tais que a elevação no preço de um dos bens causa um movimento para a esquerda na curva de demanda do outro bem


 V,V,V,V


  F,F,V,V


V,V,F,F


 V,F,F,V


V,V,V,F

Sobre os tipos de sistemas econômicos e os resultados econômicos e sociais que produzem nas nações onde são adotados, marque a alternativa correta:


Os mercados possibilitam a organização da sociedade com equidade (distribuição de renda justa), pois o nível de bem estar depende do nível dos salários arbitrados (capacidade de avaliação) pelo governo.


O poder de mercado de grandes firmas, que possibilita influenciar de forma significativa os preços, é eliminado pela concorrência capitalista, em uma economia de mercado.


Os fatores de produção (trabalho e capital), as firmas, os consumidores, o governo e as instituições (jurídicas, políticas e socioeconômicas) constituem os principais elementos de uma economia de mercado, do tipo capitalista.


Economias centralmente planificadas, do tipo socialistas, operam mais eficientemente devido à racionalidade das principais decisões.


Em uma economia de mercado, do tipo capitalista, a racionalidade dos consumidores e das firmas é suficiente para dispensar a existência de sólidas instituições, que são necessárias em economia centralmente planificadas, do tipo socialistas.

Sobre as economias de comandos centralizados, do tipo socialista, marque a alternativa correta:


O sistema de incentivos à ação econômica fundamenta-se na busca individual do benefício máximo.


As restrições formais à liberdade econômica são pouco percebidas, notadamente no que diz respeito à iniciativa de empreendimentos.


Em nenhuma das alternativas anteriores percebe-se traços de economias de comando central, do tipo socialistas.


A propriedade dos meios de produção é coletiva, observando-se ainda restrições absolutas às variadas formas de exercício da liberdade.


O interesse social permanece subordinado ao que se define por benefícios individuais. Ou seja, os ganhos de cada indivíduo se sobrepõe ao interesse da coletividade.

Como planejador de transito, você deve prever quantas pessoas viajam em trens e quanto de dinheiro é gerado pelas passagens de trem. De acordo com um estudo recente, a elasticidade de demanda é de │0,5│. O volume atual de passageiros é de 100.000 por dia. Caso a autoridade de trânsito decida aumentar o preço das passagens em 10%, qual será o impacto sobre a receita da companhia em estudo?


A de se esperar que a receita da Cia diminua, pois se o preço subiu aos clientes irão gastar menos com o uso de serviço de trens. 


A de se esperar que a receita da Cia diminua, pois a queda na demanda será proporcionalmente maior que o aumento aumento no preço, por se tratar de um serviço de demanda elástica. 


A de se esperar que a receita da Cia fique inalterada, pois a queda na demanda será proporcionalmente igual ao aumento aumento no preço, por se tratar de um serviço de demanda unitária. 


A de se esperar que a receita da Cia fique inalterada, uma vez que serviços desta natureza sempre serão demandados.


A de se esperar que a receita da Cia aumente, pois a queda na demanda será proporcionalmente menor que o aumento aumento no preço, por se tratar de um serviço de demanda inelástica. 

Suponha que 1000 potes de sorvete sejam vendidos no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a um preço unitário de R$ 1,00, e que um aumento de preço de 10% faça com que a quantidade demandada caia 2%. A elasticidade-preço da demanda é igual a:

 


Epd = 0,05


Epd = 2,0


Epd =  0,2


Epd = 0,0005


Epd =1,2

Existem várias denominações para as concentração de mercado, tais como monopólios e oligopólios. Há ainda outras modalidades de concentração de capitais. Dentre elas, é possível destacar o cartel, que se define:


Por um acordo de cooperação entre empresas que buscam manter (entre elas) a cota de produção do mercado, determinando os preços e limitando a concorrência.


Pela combinação entre as empresas participantes que se unem para praticar o melhor preço possível ao consumidor e sempre aumentar a qualidade dos produtos vendidos.


Pela supressão da concorrência comercial, fazendo com que uma única empresa controle a produção e venda de mercadorias e serviços de determinado setor econômico


Pela prática de compra de empresas menores por parte de uma maior, negociando posteriormente a divisão do mercado com o que restar das concorrentes.


Pelo controle exercido por um grupo de empresas sobre a produção e venda de determinadas mercadorias ou ramos econômicos.

Sabendo que a definição de fatores ou recursos de produção é que eles são os meios disponíveis para se gerar os produtos que a sociedade necessita. Assinale a alternativa onde estão listados alguns exemplos de fatores ou recursos de produção, pela definição econômica:        


Terra, capital e lucro.   


Lucros, juros e mão de obra.


Salários, aluguéis e capital.


Capital, mão de obra e terra.


Juros, mão de obra e tecnologia.

Se em um mercado existem muitos vendedores e muitos compradores, é provável que ninguém, por si só, seja capaz de impor ou manipular os preços e/ou as quantidades transacionadas. Em verdade, existem no mercado inúmeras forças que com frequência alteram a situação inicial de equilíbrio, deslocando as curvas de oferta e demanda para direita (quando há aumento) e para esquerda (quando há queda). Sobre as variáveis que deslocam a curva de um bem qualquer, “X” por exemplo, podemos afirmar que, tudo o mais mantido constante:

 

 

 


Quando aumenta o preço de um bem substituto do bem “X, a curva de demanda do bem“X” desloca-se para a esquerda.


Quando aumenta o preço de um bem complementar ao bem “X”, acurva de demanda do bem “X” desloca-se para a esquerda.


Quando aumenta o preço do bem “X”, a curva de demanda de x desloca-se para a esquerda.


Quando aumenta a renda do consumidor, a curva de demanda do bem “X” desloca-se para a direita, se este bem for inferior.


Quando aumenta o preço do bem “X”, a curva de demanda de x desloca-se para a direita.

Sobre os sistemas econômicos, marque a alternativa correta. Numa economia centralizada, do tipo socialista, os problemas econômicos fundamentais são resolvidos:


Pelo sistema de preços, através da livre iniciativa.


Pelo controle da curva de possibilidades de produção.


Pela produção em grande escala de bens de consumo.


Pela lei da oferta e da procura.


Pelo planejamento da atividade econômica, desenvolvido pelo governo e/ou agentes públicos.

Páginas: 12345678910
1112